Era inevitável, se a Land Rover sobreviver à próxima década, eletrificar sua gama de modelos. Portanto, o novo Defender 4×4 é o mais recente na gama a obter um modelo híbrido plug-in sob o emblema ‘P400e’, e pode ser apenas a mais sensata das escolhas. Principalmente se você for um comprador urbano de Land Rover.
Eu preciso de um relatório específico primeiro …
Ok, então o Defender P400e usa um motor turbo de 2,0 litros de quatro cilindros acoplado a um motor elétrico e bateria de 19,2 kWh para uma potência total de 398 bhp e uns potentes pés de 472 libras. Essa assistência elétrica permite um tempo de 5,6 seg 0-62 mph – não muito longe do vindouro Defender V8 – e um alcance eletrônico reivindicado de 27 milhas. A Land Rover afirma 85.3mpg como seu melhor valor de economia de combustível e, naturalmente, o P400e é o Defender com as emissões mais baixas.
Curiosamente, ao contrário do Evoque P300e, onde o motor aciona a frente e o e-motor aciona o eixo traseiro, o e-motor do Defender está imprensado entre o motor e a caixa de câmbio. Adam Southgate, gerente sênior de dinâmica de veículos da JLR, nos disse que o uso do e-power pelo Defender é de forma a não adulterar as capacidades off-road.
O Defender P400e também é um dos poucos PHEVs com carregamento rápido integrado (a maioria só pode aceitar cerca de 22kW de um soquete ‘Tipo 2’ aqui na Europa); A capacidade de carga de 50 kW permite que a bateria do Defender atinja 80 por cento em apenas meia hora ou completa em cerca de duas.
A Land Rover diz que apenas o Defender 110 se beneficiará da opção PHEV – a plataforma picada dos anos 90 é muito curta para caber na bateria. A praticidade quase não foi afetada com o switch híbrido no 110. O espaço da bagageira com todos os bancos traseiros no lugar sofre um impacto quando o piso da bagageira é elevado; um 110 ‘regular’ beneficia de 1075 litros, enquanto o P400e tem um volume de 853 litros. Em outro lugar, porém, você ainda pode rebocar até 3.000 kg e ainda especificar uma opção de seis lugares.
Vamos dirigir!
Na cabine – francamente, o carro inteiro em geral – há muito poucos sinais de que você está dirigindo um híbrido. Os mostradores digitais incorporam medidores de energia e carga, bem como um conta-rotações normal, há um botão de modo EV no console central e uma tela de informações dedicada no infoentretenimento. Ainda se sente como um Defender de onde você está sentado, com assentos densamente acolchoados e um interior totalmente utilitário, mas com um design brilhante. Cubbies em todos os lugares, materiais resistentes complementados por áreas acolchoadas de toque macio e muitos rebites expostos.
Permaneça, também, na posição de direção imperiosa e nos pesos pesados de todos os controles. Passear apenas com o e-power pode parecer estranho no começo, mas você se acostuma com o refinamento adicional em baixas velocidades que a energia elétrica oferece em um 4×4 luxuoso, navegando por vilas graciosas como um santo.
Quando você quer pecar, esse e-power realmente ajuda no desempenho – apesar deste Defender pesar mais de 2,5 toneladas a seco, o torque adicional do motor elétrico é um bônus bem-vindo. Curiosamente, como o e-motor está antes da caixa de câmbio, você ainda sente as mudanças de marcha no modo e – algo que é mais uma desvantagem – também significa que você ainda tem que esperar que a caixa de câmbio engate uma marcha quando você pisar em movimento pedal; nenhum e-torque instantâneo aqui de uma paralisação, mas mais do que compensa depois que as engrenagens foram trocadas. Além disso, quando você está correndo silenciosamente, tende a notar o ruído do vento mais do que quando o motor está ligado – principalmente sobre os retrovisores.
Por falar no motor, a gasolina de 297 cv empregada aqui não é a mais refinada – estranhamente combatendo o requinte extra (principalmente em baixa velocidade) que o motor elétrico proporciona. Parece grave sob aceleração, mas não de uma forma muscular e satisfatória, mas pelo menos é silencioso o suficiente em velocidade para não incomodar muito.
Você tem três modos de direção para o trem de força PHEV. O Defender sempre começa em Hybrid – onde o carro irá conciliar ambas as saídas de potência com desenvoltura – enquanto o modo EV e Salvar são relativamente autoexplicativos. Durante o nosso test drive de cerca de 60 milhas (que incluiu passagens pela autoestrada, passando por pequenas aldeias e estradas B rápidas), atingimos 44 mpg – cerca de 10 mpg melhor do que a alegada economia de combustível do diesel híbrido moderado e ofertas de gasolina no Defender X- Especificação dinâmica (o trim de linha de base com o qual você pode comprar um P400e Defender).
O híbrido Defender funciona de forma diferente?
Resposta curta: não. O peso adicional não mudou nem um pouco as características de manuseio do Defender, desde o nosso tempo com ele. A direção é notavelmente direta para um veículo tão grande e robusto e o passeio ainda apresenta um equilíbrio preciso entre chato e irregular.
Uma característica que geralmente infecta híbridos plug-in é um pedal de freio difícil de modular; os próprios Range Rover e Range Rover Sport da marca sofrem com os pedais macios e inconsistentes quando você aplica pressão. Felizmente aqui, a Land Rover corrigiu a maior parte disso – há cerca de uma polegada de viagem sem muita resistência (ou pressão de freio), então as pinças entram em operação com consistência e força.
Plug-in híbrido Land Rover Defender P400e: veredicto
É a escolha sensata e lógica do Defender, especialmente para aqueles suburbanos que querem um Defender mais pelo seu prestígio e praticidade e têm viagens curtas para o trabalho.
O liso e suculento seis diesel em linha reta não só vai aquecer as amêijoas do seu coração um pouco mais do que o PHEV e permitir um preço de entrada mais baixo na propriedade do Defender, mas o P400e é um dos híbridos mais convincentes da Land Rover, simplesmente porque você pode alcançar facilmente uma melhor economia de combustível do que qualquer equipamento não eletrificado se você tiver a facilidade de carregá-lo regularmente.
Especificações
Preço quando novo: | £ 65.915 |
À venda no Reino Unido: | Agora |
Motor: | 1997cc turbo 4cyl mais e-motor, 398bhp, 472lb ft |
Transmissão: | Automática de oito velocidades com tração nas quatro rodas |
Desempenho: | 5,6seg 0-62mph, 119mph, 85,3mpg, 27 e-milhas, 74g / km |
Peso / material: | 2525kg / aço e alumínio |
Dimensões (comprimento / largura / altura em mm): | 5018/2105/1967 mm |