O EV Mainstream é rápido, ágil e extremamente refinado, além de ter um interior espaçoso, excelente versatilidade e um alcance impressionante
O EV Mainstream é rápido, ágil e extremamente refinado, além de ter um interior espaçoso, excelente versatilidade e um alcance impressionante
O que é?
O Q4 E-tron não poderia ter chegado em melhor hora para a Audi . Com o apoio de incentivos governamentais em todo o mundo, as vendas de carros elétricos – e os esforços para estabelecer uma infraestrutura de rede de recarga adequada – estão em alta.
Revelado pela primeira vez em forma de carro-conceito no Salão do Automóvel de Genebra de 2019, o Q4 E-tron é um SUV compacto baseado na plataforma MEB (Modularen Elektrik Baukasten, ou Modular Electric Toolkit) do Grupo Volkswagen , criada especificamente para VEs. O desenvolvimento do carro foi realizado com o recentemente apresentado Volkswagen ID 4 , Skoda Enyaq e Cupra Born – e é produzido junto com o ID 4 em uma fábrica da Volkswagen em Zwickau, Alemanha.
Junto com sua plataforma, todos os quatro compartilham conjuntos de força comuns, bem como outros elementos arquitetônicos importantes.
As semelhanças são refletidas nas proporções do exterior, mais notavelmente a relativa encurtamento do capô e a maneira como os pilares A são colocados para frente em uma tentativa de maximizar o espaço interior. Isso dá ao Q4 E-tron um visual único dentro da linha Audi.
Tal como acontece com o Q3 com motor de combustão mais convencional , os compradores podem escolher entre dois estilos de carroçaria diferentes: um SUV com uma tampa traseira inclinada e o modelo Sportback mais coupé, com uma tampa traseira tipo liftback mais plana, dirigido aqui.
Não há dúvidas sobre as origens do E-tron Q4. Na frente, há uma grade arrojada de um único quadro com os quatro anéis característicos da Audi. O estilo geral se mantém fiel ao conceito anterior, com linhas laterais proeminentes acima dos grandes arcos das rodas e a parte inferior da porta destinada a adicionar estrutura aos flancos lisos, enquanto um spoiler considerável acima da porta traseira ajuda a suavizar o fluxo de ar através do telhado curvo. Audi afirma um coeficiente de arrasto líder na classe de 0,26.
É por dentro que o novo Audi imediatamente impressiona. A cabine é muito contemporânea, tanto na aparência quanto na sensação. É também superior em qualidade percebida do que qualquer um de seus irmãos do Grupo Volkswagen. Os bancos dianteiros estão bem recuados devido à forte inclinação do pára-brisa e os pedais estão posicionados relativamente altos devido ao piso plano. No entanto, há uma grande variedade de ajustes longitudinais e de altura, permitindo que você alcance rapidamente uma posição de direção confortável atrás do volante multifuncional em formato hexagonal.
O painel é muito grande, mas seus materiais são todos muito agradáveis. Assim como a clareza dos dois visores digitais – uma unidade de 10,25 polegadas para os instrumentos e uma unidade padrão de 10,1 polegadas (opcionalmente 11,6 polegadas) montada centralmente para o sistema de infoentretenimento MMI, que apresenta reconhecimento de voz por conversação Hey Audi. Os compradores podem escolher entre três configurações visuais: Padrão, Virtual e Virtual Plus.
O Q4 E-tron também é o primeiro modelo da Audi a apresentar um head-up display de realidade aumentada. Semelhante ao disponível no ID 4, ele reflete informações, incluindo comandos de navegação, no para-brisa em dois campos separados e com uma profundidade de campo variável.
É um ambiente de direção versátil e há muitos cubículos, incluindo grandes suportes para garrafas em cada uma das portas. O potencial de espaço eficiente da plataforma MEB também se combina com uma distância entre eixos relativamente longa de 2764 mm para fornecer uma acomodação impressionante, particularmente na parte traseira, onde o Q4 E-tron oferece maior espaço para as pernas do que qualquer um de seus principais rivais, o BMW iX3 e o Mercedes -Benz EQA , que usam plataformas adaptadas de seus irmãos com motor de combustão.
O banco traseiro está posicionado 70 mm mais alto que os da frente, por causa do alojamento da bateria, dando aos ocupantes traseiros uma excelente visão para a frente, embora em detrimento do espaço para a cabeça. A falta de um túnel central fornece ao banco traseiro central também espaço ininterrupto para os pés.
A capacidade da bagageira é estimada em 520 litros no Q4 Sportback E-tron – cinco litros a menos do que no SUV. O piso de carga é plano, embora a borda seja bem alta.
Como com o ID 4, não houve nenhum esforço para fornecer capacidade extra de bagagem na frente. O espaço sob o capô é ocupado pela eletrônica de potência e pelo compressor de ar-condicionado.
Os compradores poderão escolher entre três modelos Sportback E-tron do quarto trimestre quando as vendas no Reino Unido começarem no final deste mês. Isso inclui o 35 E-tron com tração traseira e o 40 E-tron, que recebem um motor elétrico montado na parte traseira, entregando 168 cv no modelo 35 e 201 cv no modelo 40. É o 50 E com tração nas quatro rodas -tron quattro modelo conduzido aqui, no entanto. Seus motores elétricos duplos fornecem 295 cv combinados para todas as quatro rodas por meio de uma caixa de câmbio de velocidade única.